Equipe Instituto Rumo Inclusão

Luiza De Paula

Luiza De Paula

Presidente e Consultora do Instituto Rumo Inclusão. Diretora de Diversidade e Inclusão ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Regional Campinas.

Consultora do Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas.

Pedagoga, com habilitação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Especialista em deficiência intelectual pela USP e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Atuou como Coordenadora do Departamento de Estágios da APAE de São Paulo, Diretora de Recursos Humanos Corporativo da Organização Gelre. Implantou e gerenciou na Organização Gelre a Divisão de Responsabilidade Social em mais de 100 Unidades pelo Brasil. Há mais de 30 anos realiza trabalhos focados para o desenvolvimento da área de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho. Ministra palestras, cursos, entre outros serviços, em importantes empresas de segmentos diversos, capacitando e orientando sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Carolina De Paula

Carolina Domingos De Paula

Pós-graduada pela PUCRS em Direitos Humanos e Responsabilidade Social com certificação adicional em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. Economista formada pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Administradora pelo Centro Paula Souza, especialista em legislações relacionadas ao tema Pessoas com Deficiência, consultora para programas de inclusão de profissionais com deficiência nas empresas. Atuou por 5 anos na empresa DDPaula como consultora técnica de inclusão e está desde 2015 como consultora associada do Instituto Rumo Inclusão e do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas prestando serviços diversos na área de diversidade e inclusão.

Alida Canali

Superior incompleto de psicologia na Universidade Paulista de Limeira (UNIP), Experiência em projetos ligados às áreas de Recursos Humanos. Atualmente faz parte do Instituto Rumo Inclusão como consultora associada, participando de projetos de atração e seleção.

Deise Aparecida de Araújo Fernandes

Deise Aparecida de Araújo Fernandes

Socióloga, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Desenvolvimento de Tecnologia de Grupo para Intervenção Psicossocial e Gestão para a Sustentabilidade Coorporativa.  Atuou na CPFL por 31 anos onde palestrou em Seminários, Congressos e Grupos que tivessem como tema a Valorização da Diversidade. Foi responsável pela coordenação dos programas de Valorização da Diversidade em todas as empresas que integram o Grupo CPFL Energia, atuando nos processos de inclusão e valorização de pessoas com deficiência, negros, mulheres, idosos e jovem aprendiz. Ganhou os prêmios: “Talento RH” (Revista Gestão RH/2009) e “Oswaldo Checcia” (ABRH/2008). Atuou como professora universitária e atualmente é consultora do Instituto Rumo Inclusão e da MDF Treinamento & Consultoria.

Érica Ferreira Scrochio

Érica Ferreira Scrochio

Fonoaudióloga clínica – CRFa 2-7445, graduada pela

USC Bauru – 1994. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP -EPM.  Especialista em Linguagem pelo CFFa. Fonoaudióloga Amiga da Gagueira pela Oficina de Fluência. Fonoaudióloga Mediadora de Grupo de Apoio para pessoas que gaguejam da ABRAGAGUEIRA.

Gyovanna Cerresi

Gyovanna Cerresi

Arquiteta e Urbanista graduada pela FAU UAM, proprietária da empresa parceira Ângulo Certo – Arquitetura e Construção, atuando com Acessibilidade Arquitetônica desde 2018, onde trabalhou na Prefeitura Municipal de Taboão da Serra.  Em 2019 deu início à empresa Ângulo Certo – Arquitetura e Construção, com foco em Arquitetura de Interiores e reformas em geral, acompanhando os clientes desde as primeiras ideias, passando pelos projetos executivos e execução de obra, até a produção decorativa final dos ambientes. Encontrou na Acessibilidade Arquitetônica a possibilidade de fazer valer os seus ideais, de que as edificações tinham que ser acolhedoras e levar bem-estar a seus usuários, pois através desta esses alcançariam ainda mais pessoas.

Larissa Cavichioli Mendes Ferreira

Larissa Cavichioli Mendes Ferreira

Fisioterapeuta Especialista em Ergonomia e Sistema de Gestão de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social (SGI), aperfeiçoada em Perícia Judicial do Trabalho. Possui experiência na área de Assessoria em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho, Perícias Judiciais Cinesiológicas de caráter cível e Consultoria em elaboração de laudo para enquadramento de inclusão pela lei de cotas – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Diretora da empresa Ergo & Health – Ergonomia e Qualidade de Vida.
Loredane Morandi

Loredane Morandi

Psicóloga Clínica há mais de 25 anos em consultório particular, pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP/2004 e especialista em Saúde Mental pela Unifesp/2006. Experiência em projetos ligados às áreas de Recursos Humanos, Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência. Atua há mais de 7 anos em ambulatório de Saúde Mental com atendimentos clínicos (individuais e grupos), desenvolvendo projetos clínicos, multiprofissionais e de inclusão profissional de pessoas com transtornos mentais (deficiência psicossocial). Palestrante de diversos cursos e treinamentos com temas voltados à Saúde Mental no Trabalho, Recursos Humanos e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência Psicossocial (transtornos mentais).

Marilia Cavichioli Mendes Ferreira Segoria

Marilia Cavichioli Mendes Ferreira Segoria

Fisioterapeuta Especialista em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho e Fisioterapia Músculo Esquelética, Aperfeiçoada em Perícia Judicial do Trabalho. Possui experiência na área de Assessoria em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho, e Perícias Judiciais Cinesiológicas de caráter trabalhista, Consultoria em elaboração de laudo para enquadramento de inclusão pela lei de cotas – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e Professora Universitária da área de Saúde. Diretora da empresa Ergo & Health – Ergonomia e Qualidade de Vida.
Rosana Nunes

Rosana Nunes

Formada em pedagogia e pós-graduada em Tradução e Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) desde 2019. Trabalhou em empresa multinacional por seis anos na liderança de pessoas com deficiência e também como intérprete de Libras. Hoje atua como professora de Libras e intérprete (certificada pelo exame de proficiência nacional pelo MEC 2016 – Prólibras). Também atua como conselheira fiscal na Associação de Surdos de Campinas – ASSUCAMP.

Walleria Suri

Walleria Suri

Formação em Direito. Mulher transgênera com deficiência visual. Atua com capacitações sobre as questões sociais que envolvem as identidades trans e também as pessoas com deficiência, abordando temas como transfobia, invisibilidade social, reconhecimento humano, desenvolvimento profissional, capacitismo, autodeterminação, inclusão e acessibilidade, oferecendo palestras e workshop para instituições de ensino, órgãos da administração pública e organizações empresariais. Ativista pelos Direitos Humanos desde 2015, compondo movimentos sociais que lutam pela igualdade de acesso a saúde, a educação, ao mercado de trabalho, a segurança, a cultura e o lazer. É integrante co-fundadora dos Coletivos “Grupo Somos LGBTI+ de Presidente Prudente” e o “Grupo O.I.A.”, que atua pelos direitos das pessoas com deficiência visual de Presidente Prudente e região. É protagonista do filme documentário: “Aurora – Vida e Luta de Walleria Suri”.