Quem somos

Sobre o Instituto Rumo

Fundado em 1º maio de 2015 por idealizadores com mais de 30 anos de experiência na área de responsabilidade social, o Instituto Rumo Inclusão apresenta dentre suas principais finalidades facilitar, de todas as formas possíveis, a inclusão da pessoa com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, através de atendimento, encaminhamento, orientação e capacitação profissional, envolvendo aspectos da legislação vigente.

O objetivo é oferecer apoio técnico especializado para as empresas que pretendem contratar profissionais com deficiência e proporcionar a essas pessoas a oportunidade de inclusão efetiva no mercado de trabalho, garantindo assim sua participação no cenário socioeconômico.

Partimos do princípio que a inclusão de pessoas com deficiência deve estar alinhada aos conceitos de competência e produtividade, rejeitando as práticas paternalistas para identificar os talentos e potenciais dessas pessoas, reconhecendo também a necessidade de romper alguns estigmas que ainda prevalecem acerca de suas capacidades.

Luiza De Paula

Pedagoga, com habilitação em Orientação, Supervisão e Administração. Especialista em deficiência intelectual pela USP e com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV. Atuou como Coordenadora do Departamento de Estágios da APAE de São Paulo, Diretora de Recursos Humanos Corporativo da Organização Gelre e Diretora de Sustentabilidade Social ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos. Implantou e gerenciou na Organização Gelre a Divisão de Responsabilidade Social em mais de 100 Unidades pelo Brasil. Há mais de 30 anos realiza trabalhos focados para o desenvolvimento da área de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho. Ministra palestras, cursos, entre outros serviços, em importantes empresas de segmentos diversos, capacitando e orientando sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Atualmente é Consultora do Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas e Presidente do Instituto Rumo Inclusão.

Carolina Domingos De Paula

Economista formada pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP, Administradora pelo Centro Paula Souza em Americana, especialização em departamento pessoal e mercado de trabalho, consultora para programas de inclusão de profissionais com deficiência nas empresas como foco em seleção e legislação trabalhista da área de inclusão. Atuou 8 anos na empresa DDPaula como consultora técnica de inclusão. É uma das associadas fundadoras do Instituto Rumo Inclusão, prestando serviços desde 2015, desenvolvendo de projetos de diversidade.

Janaina Renata da Costa

Psicóloga formada pela Faculdade de Americana – FAM, com registro CRP ativo, especialista em aplicação de testes psicológicos. Atuou durante 9 anos como consultora em recrutamento e seleção em consultorias como Gelre, People RH e no Grupo Panna e por 2 anos na empresa DDPaula Consultoria de Inclusão atendendo a projetos de empregabilidade de pessoas com deficiência. Atualmente é associada ao Instituto Rumo Inclusão desenvolvendo trabalho diretamente com projetos relacionados à inclusão social

Luciene Redondo

MBA em Gestão Pública, Bacharel em Serviço Social, certificação internacional em PMD e PGMD (Gerenciamento de Projetos e Programas Sociais , APMG) e especializações em Redes de Atenção Psicossocial, Classificação Internacional de Funcionalidades (CIF). Atuando há 7 anos em Saúde Mental, Gerenciamento de Projetos de inclusão profissional para pessoas com transtornos mentais (deficiência mental/psicossocial). Consultora Psicossocial apara Inclusão de Pessoas com Deficiência e Assessoria ao Terceiro Setor. Docência em cursos de extensão na Unifesp (Medicina, Enfermagem e Terapia Ocupacional), palestrante em diversos eventos e ministração de cursos em temas voltados à inclusão profissional de pessoas com deficiência, diretos sociais, Lei Brasileira de Inclusão, CIF e Serviço Social.

Vanessa Zakoum Fogaça

Graduada em Administração de Empresas pela FKB em 2004,  Pós Graduada Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares IPH em 2006, MBA em Gestão de Recursos Humanos Fatec Internacional em 2011. Inglês nível avançado. Experiência de 18 anos em Recursos Humanos com foco em projetos de Desenvolvimento, Carreiras, Remuneração, Benefícios, Plano de Sucessão, atuando em empresas nacionais e multinacionais de diversos portes e negócios como Gelre, Unimed, Santa Casa de SP, Siemens Soluções e em indústrias farmacêuticas como Cimed e Ferring. É consultora associada do Instituto Rumo Inclusão, mediando, desenvolvendo e implantando ações relacionadas à inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.  Consultora para Recrutamento e Seleção de Pessoas com deficiência. Atua ainda como consultora de recursos humanos em empresas de tecnologia, educação e indústrias, além de ser associada em grandes consultorias nível Brasil.

Elizabeth Derenzo Francisco

Socióloga, pós-graduada em Administração de Marketing, atuante na área de Recursos Humanos, Administrativa e Comercial, há 42 anos, em  São Paulo, Grande São Paulo e Rio de Janeiro. Atuou em grandes grupos empresariais como: Organização Gelre, Abrave, Grupo Silvio Santos, Fácil Recursos Humanos e Serviços Terceirizados. Vasta atuação em projetos e processos seletivos regulares e de profissionais com deficiência em diversas empresas. Implantação, direcionamento e coordenação de equipes, no processo interno de Administração , Departamento Pessoal, Financeiro, Recrutamento e Seleção, Vendas, Pós-vendas, Atendimento a clientes internos e externos, fechamento e análise de Contratos Comerciais. Minimização de Custos, e implantação e acompanhamento no segmento de serviços terceirizados em áreas diversas. Atualmente sócio-gerente da empresa CRIARE CONSULTORIA E SOLUÇÕES, consultoria nas áreas de  Recursos Humanos , Comunicação, Benefícios, e consultora técnica do Instituto Rumo Inclusão para inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

Cláudia Cerresi

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e com capacitação executiva (MBA) em Inteligência de Mercado pelo Ibramerc – Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado. Reúne mais de 30 anos de experiência profissional atuando nas áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Imprensa, Relações Institucionais, Marketing e Eventos. Atuou como Gerente  Corporativo de Comunicação e Imprensa na Organização Gelre, com estrutura de 105 Unidades Brasil e 15 escritórios na Argentina,  respondendo pela Comunicação Corporativa, Institucional, Marketing,  Assessoria de Imprensa  do grupo, assumindo depois como membro do Comitê de Gestão Estratégica da Organização. Em 2007, recebeu o prêmio Top de RH – ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Hoje atua como sócio-gerente na empresa CRIARE CONSULTORIA E SOLUÇÕES.

Loredane Morandi

Psicóloga Clínica há mais de 25 anos em consultório particular, pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP/2004 e especialista em Saúde Mental pela Unifesp/2006. Experiência em projetos ligados às áreas de Recursos Humanos, Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência. Atua há mais de 7 anos em ambulatório de Saúde Mental com atendimentos clínicos (individuais e grupos), desenvolvendo projetos clínicos, multiprofissionais e de inclusão profissional de pessoas com transtornos mentais (deficiência psicossocial). Palestrante de diversos cursos e treinamentos com temas voltados à Saúde Mental no Trabalho, Recursos Humanos e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência Psicossocial (transtornos mentais).

Daniele da Silva Novaes

Psicóloga, pós-graduada em psicopatologia e psicossomática pela Universidade São Camilo. Desde 2014 desenvolve trabalhos em organizações e instituições como Gelre, Espro e Amankay, que viabilizam a inclusão de pessoas com deficiência e jovens em situações de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Atualmente faz parte do Instituto Rumo Inclusão como consultora associada, participando de projetos de inclusão e atendimentos clínicos online e em consultório particular.

Profª Cíntia F. Ferreira

Surda, entrou em contato com a Língua Brasileira de Sinais no ano de 1987 e após se formar em psicologia em 1998, resolveu se especializar na área. Hoje é sócia proprietária do Espaço Cultura Surda e professora de pós-graduação na área. Membro da diretoria da ONG CVI-Campinas. Especialista em Educação de Surdos Unicamp. Especialista Prática de Docência e Interpretação pela FAJ. Especialista em Desenvolvimento do Potencial humano para o trabalho. Monografia área surdez – PUC.

Profª Rosana Nunes

Formada em pedagogia, trabalhou em  empresa Multinacional por seis anos na liderança de pessoas com deficiência  (intérprete de Libras). Hoje atua como professora de libras e intérprete (certificada pelo exame de proficiência nacional pelo Mec – Prólibras). Atualmente fazendo pós em tradução e interpretação.

 

TAMANHO DA LETRA