Equipe Instituto Rumo Inclusão

Luiza De Paula

Luiza De Paula

Presidente e Consultora do Instituto Rumo Inclusão. Diretora de Diversidade e Inclusão ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos – Regional Campinas.

Consultora do Amankay – Instituto de Estudos e Pesquisas.

Pedagoga, com habilitação em Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Especialista em deficiência intelectual pela USP e com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Atuou como Coordenadora do Departamento de Estágios da APAE de São Paulo, Diretora de Recursos Humanos Corporativo da Organização Gelre. Implantou e gerenciou na Organização Gelre a Divisão de Responsabilidade Social em mais de 100 Unidades pelo Brasil. Há mais de 30 anos realiza trabalhos focados para o desenvolvimento da área de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho. Ministra palestras, cursos, entre outros serviços, em importantes empresas de segmentos diversos, capacitando e orientando sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Carolina De Paula

Carolina Domingos De Paula

Pós-graduada pela PUCRS em Direitos Humanos e Responsabilidade Social com certificação adicional em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness. Economista formada pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Administradora pelo Centro Paula Souza, especialista em legislações relacionadas ao tema Pessoas com Deficiência, consultora para programas de inclusão de profissionais com deficiência nas empresas. Atuou por 5 anos na empresa DDPaula como consultora técnica de inclusão e está desde 2015 como consultora associada do Instituto Rumo Inclusão e do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas prestando serviços diversos na área de diversidade e inclusão.

Daniele Da Silva Novaes

Daniele da Silva Novaes

Psicóloga, pós-graduada em psicopatologia e psicossomática pela Universidade São Camilo. Desde 2014 desenvolve trabalhos em organizações e instituições como Gelre, Espro e Amankay, que viabilizam a inclusão de pessoas com deficiência e jovens em situações de vulnerabilidade no mercado de trabalho. Atualmente faz parte do Instituto Rumo Inclusão como consultora associada, participando de projetos de inclusão e atendimentos clínicos online e em consultório particular.

Deise Aparecida de Araújo Fernandes

Deise Aparecida de Araújo Fernandes

Socióloga, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão Responsável para a Sustentabilidade, Desenvolvimento de Tecnologia de Grupo para Intervenção Psicossocial e Gestão para a Sustentabilidade Coorporativa.  Atuou na CPFL por 31 anos onde palestrou em Seminários, Congressos e Grupos que tivessem como tema a Valorização da Diversidade. Foi responsável pela coordenação dos programas de Valorização da Diversidade em todas as empresas que integram o Grupo CPFL Energia, atuando nos processos de inclusão e valorização de pessoas com deficiência, negros, mulheres, idosos e jovem aprendiz. Ganhou os prêmios: “Talento RH” (Revista Gestão RH/2009) e “Oswaldo Checcia” (ABRH/2008). Atuou como professora universitária e atualmente é consultora do Instituto Rumo Inclusão e da MDF Treinamento & Consultoria.

Érica Ferreira Scrochio

Érica Ferreira Scrochio

Fonoaudióloga clínica – CRFa 2-7445, graduada pela

USC Bauru – 1994. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP -EPM.  Especialista em Linguagem pelo CFFa. Fonoaudióloga Amiga da Gagueira pela Oficina de Fluência. Fonoaudióloga Mediadora de Grupo de Apoio para pessoas que gaguejam da ABRAGAGUEIRA.

Gyovanna Cerresi

Gyovanna Cerresi

Arquiteta e Urbanista graduada pela FAU UAM, proprietária da empresa parceira Ângulo Certo – Arquitetura e Construção, atuando com Acessibilidade Arquitetônica desde 2018, onde trabalhou na Prefeitura Municipal de Taboão da Serra.  Em 2019 deu início à empresa Ângulo Certo – Arquitetura e Construção, com foco em Arquitetura de Interiores e reformas em geral, acompanhando os clientes desde as primeiras ideias, passando pelos projetos executivos e execução de obra, até a produção decorativa final dos ambientes. Encontrou na Acessibilidade Arquitetônica a possibilidade de fazer valer os seus ideais, de que as edificações tinham que ser acolhedoras e levar bem-estar a seus usuários, pois através desta esses alcançariam ainda mais pessoas.

Larissa Cavichioli Mendes Ferreira

Larissa Cavichioli Mendes Ferreira

Fisioterapeuta Especialista em Ergonomia e Sistema de Gestão de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Responsabilidade Social (SGI), aperfeiçoada em Perícia Judicial do Trabalho. Possui experiência na área de Assessoria em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho, Perícias Judiciais Cinesiológicas de caráter cível e Consultoria em elaboração de laudo para enquadramento de inclusão pela lei de cotas – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Diretora da empresa Ergo & Health – Ergonomia e Qualidade de Vida.
Loredane Morandi

Loredane Morandi

Psicóloga Clínica há mais de 25 anos em consultório particular, pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP/2004 e especialista em Saúde Mental pela Unifesp/2006. Experiência em projetos ligados às áreas de Recursos Humanos, Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência. Atua há mais de 7 anos em ambulatório de Saúde Mental com atendimentos clínicos (individuais e grupos), desenvolvendo projetos clínicos, multiprofissionais e de inclusão profissional de pessoas com transtornos mentais (deficiência psicossocial). Palestrante de diversos cursos e treinamentos com temas voltados à Saúde Mental no Trabalho, Recursos Humanos e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência Psicossocial (transtornos mentais).

Marilia Cavichioli Mendes Ferreira Segoria

Marilia Cavichioli Mendes Ferreira Segoria

Fisioterapeuta Especialista em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho e Fisioterapia Músculo Esquelética, Aperfeiçoada em Perícia Judicial do Trabalho. Possui experiência na área de Assessoria em Ergonomia, Fisioterapia do Trabalho, e Perícias Judiciais Cinesiológicas de caráter trabalhista, Consultoria em elaboração de laudo para enquadramento de inclusão pela lei de cotas – Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e Professora Universitária da área de Saúde. Diretora da empresa Ergo & Health – Ergonomia e Qualidade de Vida.
Rosana Nunes

Rosana Nunes

Formada em pedagogia e pós-graduada em Tradução e Interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) desde 2019. Trabalhou em empresa multinacional por seis anos na liderança de pessoas com deficiência e também como intérprete de Libras. Hoje atua como professora de Libras e intérprete (certificada pelo exame de proficiência nacional pelo MEC 2016 – Prólibras). Também atua como conselheira fiscal na Associação de Surdos de Campinas – ASSUCAMP.

Walleria Suri

Walleria Suri

Formação em Direito. Mulher transgênera com deficiência visual. Atua com capacitações sobre as questões sociais que envolvem as identidades trans e também as pessoas com deficiência, abordando temas como transfobia, invisibilidade social, reconhecimento humano, desenvolvimento profissional, capacitismo, autodeterminação, inclusão e acessibilidade, oferecendo palestras e workshop para instituições de ensino, órgãos da administração pública e organizações empresariais. Ativista pelos Direitos Humanos desde 2015, compondo movimentos sociais que lutam pela igualdade de acesso a saúde, a educação, ao mercado de trabalho, a segurança, a cultura e o lazer. É integrante co-fundadora dos Coletivos “Grupo Somos LGBTI+ de Presidente Prudente” e o “Grupo O.I.A.”, que atua pelos direitos das pessoas com deficiência visual de Presidente Prudente e região. É protagonista do filme documentário: “Aurora – Vida e Luta de Walleria Suri”.